
Turma da Tocantins e da Rua 8
Amigos desde sempre e para sempre
A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe, alguns descobrem, mas poucos reconhecem. A amizade quando é sincera o esquecimento é impossível.
Nem sei quanto tempo passou desde que nos encontramos pela primeira vez. Acho que somos amigos desde sempre. De rua, de vizinhança, de colégio, de festinhas, do Jóquei Club, do Cine Goiânia, dos papos na rua.... O que sei é que em que cada momento da vida, bom ou ruim, de uma forma ou de outra, a todo momento ou de tempos em tempos,... amigos sempre e para sempre!!!
Eloise Rocha Lima Paranhos
Rua 8 e Av. Tocantins
Doces recordações
Av. Tocantins e Rua 8. Um encontro de ruas que refletia Paz, Amor, União, Amizade, Felicidade.
Famílias tradicionais goianas construíram casas, edifícios. Entre elas, uma casa originalíssima, estilo suíço, de Sólon Edson de Almeida. De tarde, refletindo uma luz avermelhada, belíssima, bem no encontro das duas ruas.
Nasceram filhos, realizaram os batizados, os namoros, noivados, casamentos, nascimento da segunda geração.
Crianças brincando na rua de roda, pique, jogando finca, bilboquê, bola de gude, andando de rolimã, na enxurrada...
Fundaram o clube do bolinha e Luluzinha, o teatro, o circo... Junho, as festas de São João, Santo Antônio, simpatias para arrumar casamento, correios elegantes (que emoção), São Pedro, queima de Judas, organizada por Solonzinho . Foguetes, traques, algodão doce e pipoca.
Doces preparados pelas mães sempre presentes e vigilantes.
O famoso bolo de chocolate com cobertura também de chocolate e granulados e a vela acesa, aguardando os aniversariantes, Júnior, Beatriz, Celenita, Celsinho, confeccionado pela Vânia, prendada, boleira e Da. Dália, com suas famosas balas.
Os jovens se encontravam na esquina da Rua 8 com a Av. Tocantins de manhã, antes de irem para as escolas. O Júnior, Cristóvão, Doninho, Peterson, levados pela tia Lígia ao Pedro Gomes. Ione, Vânia, Elza, Saddi, iam a pé para o Liceu de Goiânia. Outras, Marília, Vânia, Carmen, Eloise, Lilinha, Noeminha, Aldinha, Sônia, no ônibus do Colégio Assunção. Seu Ambrósio, o motorista. Tinha ainda o papa-fila, cheio de estudantes para o Instituto de Educação.
As noitinhas reuniam novamente. Alguns namoravam, outros batiam papo, andavam de carro pilotado pela Vânia, Ivone, Júnior.
Festinhas mensais, nas casas de algum dos vizinhos, regadas a Cuba Libre, Hi Fi, Ponche, refrigerante e sucos. Aperitivos de azeitona, queijo, tomate, amendoim torrado, patês.
Músicas de Ray Connif, Miltinho, Roberto Carlos, Elvis Presley e Beatles.
Missa das 8h. no Ateneu Dom Bosco, Padre Zezinho brigando com as noivinhas lindas.
As 10, começava a matinê dançante no Jóquei Clube. As gatinhas encantadoras, os rapazotes com os cabelos com brilhantina e seus famosos topetes e costeletas, calças Lewis, camisa xadrez, Som ao vivo com Mazinho e sua banda. Uns flertando, outros namorando, dançando, rostos colados (nem todos!). Os domingos eram aguardados com ansiedade!
Bailes de debutantes, clubes, Jóquei, Country e Jaó. Lindas donzelas de vestido longo, bordados, apresentadas à sociedade, dançando valsa com seus pais e namorados.
Carnaval, Reveillon, Blocos, serpentina, confetes, lança perfume. Fantasias: colombina, palhaço, pierrô, odalisca...
As 18 horas, a famosa sessão perfumada do Teatro Goiânia, as jovens belas e charmosas, acompanhadas dos namorados elegantérrimos!
Em seguida, o footing na Av. Anhanguera – as moças desfilando na passarela e os rapazes contemplando. Paqueras mil!
Fins de semana, clubes, torneios de natação, despontando Sólon, belo, um deus grego. Basquete – César, Zeca, Bob, Túlio, Zé Simões e outros. Peteca – Testinha, Alexandre, Ronan, Nelson. Tênis – Carlos Leopoldo. Judô – Gustavo e amigos.
Boates do Joquei, a Kafuné, do Arianinha, amigão, Fernandinho Roriz, com todo seu charme, sempre festivo gerenciando as boates. Ainda, a boate Porão, dos proprietários Everardo Júnior e o Tancredo. Casa bem decorada, animadíssima, elegante e finíssima a número Um.
Esta era a nossa rua 8 e a Av. Tocantins animadíssima - A Rua mais famosa de Goiânia com seus Flamboyants floridos, cores vermelhas, amarelas e rosas. Moravam nesta rua , Gabi, Hélio Mauro e irmãos, Cristina, José Aurélio, Tê, Eleuzinha e Maria Aida, Lilinha, Eloise, Rosarita, Vera, Beatriz e irmãos, Mariluce, tantas outras! Ainda os amigos dos amigos, Lorimé, Lênio, Marcinho, Paulo, Sônia, Ebinha, Augusto, Lamartine etc., etc., etc....
Confeitaria Holandeza, com seus famosos doces – o bombom de uva, que delícia!!! O Lanche Americano, as 18 Horas, atendidos com muita atenção pelo Bastião e da. Alice. Belos jovens paquerando, flertando, trocando bilhetes.
O sorvete de ameixa da Fonte Expressa, os docinhos da Panificadora Única – torteletes de morango, a “ canoa de chocolates”. Hummmmm!!!!
As serenatas, realizadas pelo Fábio, Silvio Doido, Macedão, Marcio, Pau de Arara, Mazinho, Willian, Fábio, oferecidas pelos apaixonados Márcio, Lorimé, Paulo, Zé Simões, Marcondes, Júnior, Paulo, Marcinho da Lilinha, Arianna, Euler.....
Festa junina no Palácio, organizada pelo Maurinho, quadrilha, um barato!
Como não podia deixar de ter, as “ queridas” figuras folclóricas que perambulavam pela rua. Conhecidos e queridos pelos moradores, comiam, tomavam café, oferecido pelos moradores.
Maria Boba, Luizinho Doido, Burro Preto, Alcino com seu chapéu. Otílio, com seu violão, subia a Tocantins tocando suas músicas favoritas. Conhecia todos e fazia “ bico” limpando quintal e jardim. Por fim, o Mauricinho, artista talentoso, formado em piano pelo Conservatório, que resolveu levar a vida que sonhou. Passava com sua bicicleta enfeitadíssima, original, vestimenta hippie, era amado por todos.
Esta era a nossa querida Rua 8 e Av. Tocantins. Sadia, alegre.
Uma “ família” extremamente unida, alegre, festiva.
Saudades de nossos amigos queridos, que estão no céu junto com Deus, sempre presentes em nossas memórias: Solonzinho, Lavínia, Alexandre, Wladimir, Fábio, Ione, Paulo, Telca, Aryanna, Delson, Célia, Eliene, Ione, Celu, Juarez Lobo, Silvio, Anette, Lênio, Maurício, Maria do Carmo, Maria Helena Bretas, Elma do Carmo, Otávio, Halley, Laerte e outros mais. SAUDADES!!!!
Para vocês, amigos, com carinho de Carmen
Beijos!!!